Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ABORDAGEM HOLISTICA.


abordagem holística



Uma abordagem holística do ser humano conforma quatro dimensões do ser: soma, psique, nous e pneuma.

A primeira dimensão, soma (ou físico), refere-se ao corpo, que serve de veículo às dimensões seguintes.

A segunda dimensão, psique (ou alma), é superior ao soma e está dentro da percepção dual cartesiana: corpo e alma (res cogitans e res extensa).

A terceira dimensão, nous (ou espírito), pode ser traduzida por consciência. É uma inteligência silenciosa. Nela habita a intuição, pode ser alcançada através de meditação e está para além da psique.

A quarta dimensão, pneuma (ou sopro da vida), une as três dimensões precedentes e é a mais nobre, significando a Essência do Ser humano. É muitas vezes considerada o verdadeiro espírito imortal, que evolui em direcção à perfeição.

Entendemos pois, ser fundamental privilegiar a mais valia que unifica, o factor aglutinador, onde aprofundar o Ser Essencial é buscar a unicidade, nos aspectos físico, intelectual, emocional, energético e espiritual partindo do pressuposto de que o contacto de cada um com a Essência é a chave para uma humanidade e um mundo melhores.

A percepção do ser humano na sua totalidade (visão holística) tende à síntese, em lugar da análise dos componentes do modelo cartesiano.
Procura juntar para conhecer.
Interrelaciona o físico, a mente, a alma, o espírito e o Universo, Esse que nos Respira!
Percepciona a doença como consequência da perturbação interior do ser, e assume que limitar o tratamento à sua sintomatologia é insuficiente para alcançar a cura.



...A tendência para o “holismo” dentro da medicina acabará levando ao reconhecimento...de que para as pessoas gozarem de boa saúde precisam de ter um relacionamento integrado entre o corpo, a mente e o espírito.

A medicina vibracional (ou energética) é também chamada medicina “einsteiniana”, dado que a equação E=mc2, nos permite entender que energia e matéria são uma e a mesma coisa, ou seja, 2 manifestações diferentes da mesma substância Universal


Medicina Vibracional é toda a tentativa de curar o corpo e transformar a consciência através da manipulação da substância básica energética (ou energia vibracional) da qual somos constituídos, actuando sobre os padrões energéticos que comandam a expressão física da vida.
Dr. Richard Gerber / Medicina Vibracional

No nosso estágio evolutivo actual, estamos longe de entender com clareza os íntimos fenómenos da natureza, tanto no macro (universo), como no microcosmo (ser); é preciso ousar para progredir, com a consciência de que o nosso destino está muito para além do que conhecemos hoje e, de que o Ser Essencial, evolui para a perfeição de Deus.

Nenhum comentário: