Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 14 de março de 2008

MULADHARA - 1° CHAKRA BASICO




1° Chakra Básico - Muladhara

Corpo Vital ou Físico

Vontade e Poder

Elemento Terra

Nota Musical DÓ

4 Pétalas

Cor predominante: vermelha

O primeiro chakra, que, diga-se de passagem, vitaliza os demais chakras, é também conhecido por Muladhara, que significa em sânscrito, o suporte da raiz, é localizado no final da coluna vertebral, abaixo do osso sacro, entre os genitais e o ânus. Corresponde ao plexo sacro. Está envolvido com o processo físico de eliminação. É o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.
Segundo os escritos sagrados orientais, a origem deste chakra é a "Mãe do Mundo".
É um chakra associado com a energia de sobrevivência e com o estabelecimento no plano físico. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é LAM.
É ele quem anima nosso corpo físico, nos fornecendo energia física e vontade de viver, alimentando nossa vontade, nosso poder e nosso instinto de sobrevivência; é nossa a ligação com a terra, pois comanda o aspecto físico do mundo concreto ancorando-nos na Terra.
É importante no tratamento da coluna e está associado a sentimentos de insegurança, agressão, sobrevivência e materialismo.
Relaciona-se com o corpo vital ou etérico e suas funções são as atividades físicas e as necessidades básicas de sobrevivência que são paladar, olfato, audição, visão, tato, sexo, sono e fome.
O chakra básico é ligado à nossa existência neste mundo, à consciência que nos permite sobreviver no mundo, a tudo o que é material, sólido e corpóreo, bem como à nossa energia física e ao nosso desejo de viver no mundo físico.
Quanto mais aberto, mais será a nossa energia física, e estaremos bem enraizados e viveremos a nossa vida com decisão e determinação.
Relaciona-se com os medos ligados à sobrevivência: alimento, ar, água, recursos econômicos, trabalho.
No plano da consciência: Vontade de existir, de ser, de ser encarnado, de se manifestar, de exprimir.
Neste centro se unem espírito e matéria e a vida se relaciona com a forma.
É a ligação do homem à Terra e à consecução do seu plano de vida material.
O principal aspecto desse chakra é a inocência, qualidade através da qual nós experimentamos nosso lado infantil, livres dos preconceitos e dos condicionamentos. É dessa inocência que nascem nossa dignidade, nosso equilíbrio e nosso senso de direção, quanto ao nosso propósito de vida.
Representa a nossa simplicidade, nossa pureza e nossa sabedoria interior que estão sempre presentes nas crianças pequenas, e que ficam, no mais das vezes, ocultas por nossos modernos estilos de vida.
É, porém, uma qualidade que existe eternamente dentro de nós e não pode ser destruída. Ele concentra as energias da Kundalini, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida.
É relacionado às supra-renais, que são constituídas por uma medula interna coberta por um extrato chamado córtex, e é responsável pela produção de adrenalina, à coluna vertebral, aos rins, à bexiga e à parte final do intestino.
É também o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.
Como ele representa a manifestação da vida física, em havendo disfunção no crescimento de uma criança, um trabalho específico nesse chakra muito auxiliará no processo de cura.
Sendo assim, uma criança entre o 1º e o 7º ano de vida, deve aprender a enraizar-se se estabelecendo nas leis de seu mundo e, aprendendo a regular suas vontades de comer e de beber, a fim de criar um comportamento adaptado a sua identidade terrestre.
Esse chakra se relaciona com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade. Pessoas vivendo motivadas pelo chakra básico, têm um comportamento violento, ligado à insegurança e chegam a dormir 10 a 12 horas sobre o estômago. São normalmente materialistas e pragmáticas.
É nele que está armazenada a energia conhecida como kundalini, cujo despertar e posterior caminho ascensional, através dos chakras, levam o ser humano ao estado de iluminação suprema, também conhecido como nirvana. (não é à toa que essa região é chamada sacra que significa sagrada em latim).
Esse chakra corresponde às questões de segurança e de enraizamento no mundo físico, que se referem à maneira como nos sentimos no mundo externo. Para algumas pessoas o mundo não é um lugar seguro.
Elas se sentem subjugadas face à perspectiva de suprir as necessidades básicas da vida, tais como Ter uma casa e recursos financeiros.
ua energia afeta basicamente a saúde das pernas e a força total para sustentar o corpo físico, assim como os quadris e a base da coluna.
Heróis místicos, tais como Hércules, ilustram o que significa ter completo domínio sobre o mundo físico. Hércules é invencível em termos de forças presentes no mundo externo. Nós o associamos à idéia de notável resistência física e destreza mental, por ser capaz de controlar os elementos físicos da vida e, do modo que eles sirvam às suas necessidades, em vez de ser dominados por eles.
Na verdade este domínio sobre os elementos físicos da vida é que faz de Hércules um herói e sua atitude representa a energia do primeiro chakra.
Outra característica deste chakra está relacionada com a nossa capacidade de materializarmos nossos sonhos.
Esse é o sentido de enraizamento, a capacidade de trazer uma idéia ou desejo do estágio mental para o mundo físico.
Esse processo de trazer nossas idéias para a forma física está diretamente ligado ao sentido de se sentir seguro e protegido no mundo físico.
É através desse processo que assentamos nossas raízes e ganhamos a sensação de pertencer a algum lugar, pois o que nós geramos, automaticamente temos que alimentar. Isso requer comprometimento e estabilidade, características essas que são essenciais à saúde emocional e física.
O primeiro investimento de gotas de sabedoria começa na infância, quando ainda bebes, temos atendidas nossas necessidades físicas e básicas por segurança.
Sem essa base fortemente estabelecida, o processo de amadurecimento não pode prosseguir de modo equilibrado e saudável.
insegurança que resulta do fato de se sentir desprotegido em seu próprio ambiente físico se tornam a influência controladora nos próximos estágios de desenvolvimento pessoal, como uma questão não terminada que fica pendente até ser resolvida.
À medida que crescemos, passando pelos estágios normais de desenvolvimento, renovamos continuamente nossa relação com esta questão básica de segurança.
As necessidades de segurança mudam a cada estágio, à medida que amadurecemos, desde a infância, adolescência, vida adulta e velhice.
Cada estágio traz desafios do mundo externo que somos destinados a superar.
Tornar-se um adulto competente é um processo construído através de desafios.
A sabedoria adquirida na adolescência se torna o ponto de referência para os desafios dos adultos. Se não há sabedoria para ser sacada, em outras palavras, uma conta bancária sem fundos, então o indivíduo provavelmente irá preencher as lacunas em seu desenvolvimento com medo e com inseguranças.

Os padrões específicos de medo e de insegurança que correspondem ao chakra básico se relacionam à questão de segurança física. O mais comuns são os seguintes:

a) Medo de não ser capaz de suprir as necessidades da vida para si mesmo e para sua família.
b) Sentimento de que o mundo externo é um local ameaçador e que você é incapaz de se sustentar por si mesmo ou de se proteger.
Não se trata apenas de proteção física. Isto inclui o medo e a vulnerabilidade que acompanham violações dos direitos humanos ou a realidade de se encontrar uma situação sem direitos legais, quaisquer que sejam eles.
c) A insegurança gerada pela sensação de que nenhum lugar é sua casa ou de que você não pertence a lugar nenhum.
d) O Medo se origina do fato de não ser capaz de acreditar que você possa atingir suas metas.
e) A sensação de que você só tem a si mesmo, sem o apoio de ninguém e completamente sozinho neste mundo.

Lembre-se, o fato essencial no desenvolvimento de qualquer doença é a intensidade do medo. Embora muitas pessoas tenham em comum algumas variações desses medos, um indivíduo se torna fisicamente vulnerável, quando qualquer um dos medos exerce controle sobre sua saúde emocional e psicológica.
Algumas das disfunções mais comuns, que podem ser criadas como resultado desses padrões de medo são dores crônicas nas costas (lombar), ciática, veias varicosas. Problemas no reto, tumores e cânceres localizados nestas áreas do corpo.

INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:

Quando equilibrado:
Impulso para agir, consciência instintiva básica, proteção contra doenças virais e contagiosas, força, dinamismo, agressividade controlada, coragem para conquistar e produzir, criatividade, proporção da forma, forte afeição, generosidade, devoção, rapidez de percepção.

Quando em desequilíbrio:
Egocentrismo, preocupação, inexatidão, falta de coragem moral, paixões fortes, indolência, extravagância, violência e agressividade, dispersão das energias, confusão de interesses, idéias grandiosas, falta de praticidade, insatisfação, falta de objetividade, conflitos internos, aspereza.

INFLUÊNCIA NO FÍSICO:

Quando em desequilíbrio:
Anemias, resfriados, paralisias, sexualidade reprimida ou excessiva, problemas de coluna, hemorróidas, depressão, agressividade, pressão alta ou baixa, astenia, melancolia, insuficiência renal, fadiga, dores lombares.

Quando em equilíbrio:
Serenidade, ação adequada, força, confiança, pureza, exatidão, equilíbrio, altruísmo.