Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

YOGANIDRA - RELAXAMENTO PROFUNDO E CONSCIENTE




Estamos vivendo em um momento de grande valorização da atividade. Tanto é assim que quando paramos, por qualquer motivo, temos a nítida sensação de que estamos perdendo algo. Não é raro as p essoas sentirem-se culpadas por necessitarem de um descanso e a palavra relaxamento até ganhou um sentido pejorativo. Imagine você dizendo para o seu chefe que precisa relaxar um pouquinho depois do almoço, antes da segunda jornada de trabalho?

Fato é que não estamos habituados a ficar "parados" e durante uma técnica de relaxamento é muito comum experimentarmos sensações incômodas. Podemos perceber a inquietação nos nossos praticantes. Quando a pessoa começa a descontrair, o cérebro começa a bombardeá-la com estímulos. É um endireitar o corpo, coçar o rosto, ajeitar a roupa, quando não se dorme de uma vez. Tudo é feito com certa tensão, pois "não pode se mexer". Pode ser uma técnica agonizante para quem observa e por isso também considero uma das mais difíceis de ser conduzida.

Isso porque o cérebro humano moderno está condicionado a atividade. Fazer uma atividade física, por exemplo, é sinônimo de descanso, lazer e relaxamento. Tudo isso porque as pessoas estão perdendo a capacidade de simplesmente relaxar. Parece que relaxar tornou-se algo errado ou perda de tempo. Nosso objetivo é desmistificar esse conceito e mostra a necessidade e os benefícios de uns bons minutos de relax.


Vamos falar do Yoganidra, técnica de relaxamento consciente.


Nidra significa sono. Mas a técnica não significa yoga do sono uma vez que para seu aproveitamento devemos estar totalmente consciente. No Yoganidra o estado de consciência que é gerado afasta os estímulos externos e internos, levando ao total relaxamento físico, emocional e mental. Produz um efeito semelhante sono, com a diferença que no Yoganidra nos mantemos conscientes.

O Yoganidra compreende três estágios ou níveis de relaxamento:

Relaxamento do corpo físico


No Yoganidra o relaxamento físico corresponde ao rodízio de conscientização das partes do corpo físico e da respiração. Um dos objetivos é tomar consciência de cada uma das partes do corpo, sua forma, tamanho, espaço que ocupa e seu peso.

Parece fácil, mas a verdade não é. Além de não termos muita consciência do nosso corpo, as emoções e preocupações cotidianas produzem contrações musculares que podem se tornar crônicas, dificultando ainda mais o relaxamento. Por outro lado, este estágio do Yoganidra auxilia a diminuir a tensão interna, produzindo a total descontração da musculatura e nervos.

É atingido o máximo do relaxamento quando se percebe a respiração tranqüila, sem alterar seu rítmo.

E o corpo uma vez relaxado, facilita a circulação sanguínea e energética, reduz-se o consumo e diminui-se e desperdício de energia.

Quando executada após as técnicas de pranayamas e asanas, auxilia a assimilação de energia e dos seus benefícios.

Relaxamento emocional

Atinge-se através da indução de sensações opostas, como frio-calor, leveza-peso, tristeza-alegria, raiva-paz. Cada uma das sensações são despertadas e depois são descartadas. É também um modo de aprender como reconhecer e lidar com as sensações e emoções.

O objetivo deste estágio do relaxamento é fazer com que a mente pare de captar as sensações internas e externas. Outro objetivo é ensinar como se distanciar de problemas e emoções desarmônicas que dispersão a atenção. Por exemplo: o descontrole emocional, a sexualidade desenfreada, a tendência ao menor esforço, as preocupações, os sentimentos negativos como ansiedade, raiva, tristeza, medo, desviam nossa atenção da realidade subjetiva e dificulta qualquer trabalho de autoconhecimento. Isso acontece porque, no sistema nervoso existem três funções em relação às sensações: receptora, conectora (que transmitem) e efetora (que executa conforme recebido). Uma única sensação estimula varias áreas cerebrais. Por isso é fácil confundir as sensações e sentimentos ou ser confundidos por eles. Um outro exemplo: o frio intenso queima assim com a febre alta produz calafrio.

Ao libertar as emoções, o relaxando emocional confere ordem aos pensamentos, espairece a cabeça e propicia olhar os fatos de uma maneira mais objetiva. Isso porque neste estágio do relaxamento, a mente controla os sentidos, o que não ocorre habitualmente.

Relaxamento mental


Pode-se dizer que esta etapa é o caminho inverso do sonho. No sonho as imagens vêm do inconsciente para o consciente, na maioria das vezes carregadas de sentimentos o que tronar difícil interpreta-las. No relaxamento mental, por sua vez, induz-se a criação de imagens que tenham um significado universal e poderoso e que atuam a nível inconsciente, fazendo associações e resgatando informações lá existentes. Neste estágio do yoganidra, como não há interferência dos sentimentos, a mente permite que as imagens sugeridas consigam penetrar no inconsciente e fazer esse resgate. Desse mergulho sim, poderá surgir emoções e sentimentos claros prontos para serem trabalhados.

Desta forma, há a possibilidade da mente consciente trabalhar diretamente com os aspectos da personalidade que estão arraigados profundamente no inconsciente.

Este estágio ativa o cérebro, positivamente, dando maior rapidez e mais clareza ao raciocínio. Os passeios que fazemos pelas paisagens da mente estimulam a criatividade e abrem caminho para explorarmos novas potencialidades. Com os pensamentos tranqüilos, somos capazes de penetrar num profundo estado de paz interior. Neste estágio perdemos a consciência do corpo físico e embarcamos em uma viagem. É o momento, também em que a mente está receptiva podendo mentalizar coisas positivas.

Além disso, o Yoganidra traz como benefícios:

Melhora da saúde do corpo físico;

Aumento da resistência da pele;

Diminuição do lactato da musculatura;

Retardo do envelhecimento;

Combate a neuroses;

Redução da ansiedade;

Atua nas alterações emocionais e mentais que dão origem as couraças

Ampliação da consciência

Enfim, sem o incomodo do corpo físico, com a mente em paz com as emoções, podemos então condicionar nossa a mente. O entendimento de tudo isso é a chave para programar uma vida com mais tranquilidade, para a tranformação e para o auto-conhecimento.
Sandra Regina dos Santos Galvão