Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

CHAKRAS & GLANDULAS ENDOCRINAS



O Chakra Coronário
No centro coronário se dá a interação entre as forças determinantes do Espírito e as forças mentais e orgânicas.
“Dele parte a energia espiritual difusível sobre a matéria mental que transmite aos demais centros nossos sentimentos, idéias e ações; estes por sua vez imprimem tais reflexos nos órgãos plasmando em nós os efeitos agradáveis ou desagradáveis de nossa influência e conduta. O centro coronário incumbe-se de fixar a natureza da responsabilidade, marcando as conseqüências felizes ou infelizes de nossa movimentação consciencial no campo do destino.


Também chamado o lótus de mil pétalas, é o mais elevado dos centros, recebendo em primeiro lugar as energias superiores vindas do Alto, capazes de favorecer a sublimação da alma, e o desenvolvimento da consciência. Tem hierarquia sobre os demais chakras que se encontram sob o seu comando, todavia operando com eles em justo regime de interdependência.


No corpo físico liga-se à glândula pineal. Associa-se ao córtex cerebral, portanto a função do pensamento e ao funcionamento geral do sistema nervoso, e é responsável pela harmonia entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Sendo responsável pela integração do indivíduo como um todo: espiritual, mental, emocional e físico.
Possui 960 raios, que vibram com indescritível rapidez. Pode assumir todos os matizes cromáticos, predominando o violeta e o branco no centro com o núcleo ouro.


Glândula Pineal       
A pineal tem intima relação com a hipófise, no início da gestação, chegam a estar ligadas, uma à outra, separando-se posteriormente. Agem conjuntamente como um presidente e seu vice.
Possui corpo cônico, em forma de pinha (Conarium pinealis), é avermelhada, pouco maior do que um grão de trigo. Composta, em parte, de células nervosas, que contêm um pigmento idêntico ao das células da retina que é uma expressão do nervo ótico.


A hipófise é do tamanho aproximado de um grão de ervilha, situado no centro da cabeça, na base do cérebro, para trás da raiz do nariz. É cinza-amarela, aumentando até a idade dos trinta anos, pesando no adulto cerca de 5 gramas. Durante a gravidez também cresce em tamanho.


A Pineal
Esta glândula ainda é pouco conhecida no campo da medicina, recentemente descobriu-se que possui formações cristalinas que se apresentam em maior número nos médiuns. Há pelo menos 2.000 anos, é considerada por cientistas e místicos como a morada da alma. Nostradamus a chamava de "a antena mais fina e alta de nosso sistema nervoso central, a nossa central elétrica".


René Descartes, filósofo, místico e fundador da moderna matemática referiu-se a ela como a sede da alma racional, ou glândula do saber e do conhecimento. Do ponto de vista tradicional vem sendo considerada como o órgão de percepção da razão.


Secreta o hormônio melatonina que controla o equilíbrio do ritmo biológico bem como a cor da pele, faz variar o grau de reação da luz sobre o pigmento da pele. Do ponto de vista científico moderno, é chamada de "reguladora das reguladoras" e "glândulas das glândulas", pois o hormônio Pinealina age como restritor em todas as demais glândulas revelando sua atividade moderadora sobre o sistema endócrino, e a conseqüente participação em todos os aspectos da fisiologia do organismo; o que também se verifica pelo abundante suprimento de sangue que a Pineal recebe, relativo à grande atividade que desempenha.




O Chakra Frontal

Comanda o córtex encefálico em relação aos sentidos, sendo responsável pela percepção em geral: visão, audição, olfato, tato e paladar; e pelos processos superiores da inteligência ligados a criatividade, como a cultura, o saber e a arte.

 A ciência moderna, hoje, descobriu moléculas chamadas de peptídios, que tem a função de traduzir percepções, pensamentos e sensações em fisiologia, ou seja em processos químicos que percorrerão o organismo determinando seu funcionamento. Elas são como tomadas que se encaixam nos plugs, e existem no organismo, as chamadas ‘áreas quentes’ que tem maior concentração de receptores de peptídios indicando sua presença abundante, e justamente uma dessas áreas é a do sistema límbico aonde se enraíza, no corpo físico, o chacra frontal e aonde localizamos a hipófise.  

A glândula hipófise, que opera conjuntamente à glândula pineal, controlando a atividade endócrina e o sistema nervoso, com ascendência sobre os demais chakras.

 É, ainda, a sede da intuição e no que tange ao fenômeno mediúnico, está associado à clarividência, que quer dizer ‘ver com clareza’, ou seja, abrange o discernimento e a lucidez de pensamento, estando associada à capacidade de visualizar conceitos mentais.

 Dessa forma, o bloqueio deste chakra pode causar obstrução dos processos criativos e conceitos mentais confusos, imagens sobre a realidade que não são verdadeiras. O desenvolvimento de doenças abrangendo este segmento pode estar relacionado a pessoas que se negam a ver uma realidade como ela de fato é, que se negam a ver algo importante para sua evolução. Nas enfermidades mentais há, por tanto, comprometimento do equilíbrio deste centro.

Possui 96 raios. Suas cores variam entre o azul profundo, o púrpura e dourado. Observemos que o 1º. Chacra, coronário, possui 36º raios, o 2o.96 e o 3o. já cai para 16, baixando gradativamente até 4 no sétimo centro, o chakra básico. Marcando notadamente a diferente complexidade entre eles.   

A Hipófise
A hipófise constituí- se de duas partes, uma que se origina como uma saliência na cavidade bocal na área dos sentidos do gosto e do olfato, e outra advém do infundíbulo que deriva da parte mais antiga do sistema nervoso, involuntário, ou simpático.
A hipófise é alimentada por impulsos eletromagnéticos, ajudando a compor o pensamento, que influen
cia nos diversos aspectos das atividades humanas. Participando do processo de tradução das sensações, percepções e pensamentos para a fisiologia.


A importância vital da hipófise é demonstrada pelo seu abundante suprimento de sangue. A ablação total da glândula significa a morte em dois ou três dias. Atualmente, crê-se que ela produz nada menos do que oito hormônios diferentes, desde os que se relacionam a fenômenos periódicos do organismo, tais como a hibernação, o sono e a insônia. Até aqueles que agem sobre a estrutura dos ossos, dos ligamentos, dos músculos e dos tendões, associando-se, assim à doenças como o nanismo, ou o gigantismo. Em anões a hipófise é mal desenvolvida. Difundi-se diretamente no fluido que banha o sistema nervoso. Estimula as células cerebrais direta, natural e normalmente, de forma análoga ao estímulo artificial da cafeína ou da cocaína. Colabora na conversão e consumo da energia, particularmente do sistema cerebral e sexual. Trabalha diretamente com as forças criadoras, tanto no cérebro como nos órgãos reprodutores, facilitando-lhes o surto da energia. É a glândula do esforço continuado.


Adeno-hipófise: O lóbulo anterior da hipófise é chamado a glândula da intelectualidade, significando a capacidade da mente em controlar conceitos e idéias abstratas. Estimula o desenvolvimento dos tecidos, particularmente dos ossos, e influencia os órgãos sexuais. Atuando sobre o crescimento, a reprodução e o despertar da puberdade. Ainda é responsável pelo desenvolvimento e funcionamento adequado sas glândulas Tiróide, Supra-renais e as glândulas sexuais. As secreções da pré-pituitária também têm efeito sobre a produção de energia, especialmente do sistema nervoso central, a matéria cinzenta do cérebro e a da medula espinhal.


A Pós-Pituitária: A Pitucina tem poderoso efeito estimulante sobre o útero durante a gravidez e o parto.A Pituitrina controla a tonicidade dos tecidos da musculatura lisa e involuntária dos vasos sangüíneos e dos órgãos contráteis do corpo, tais como os intestinos, a bexiga e o útero. Injetado, eleva lentamente a pressão sangüínea, mantendo-a elevada por certo tempo, aumenta o fluxo de urina dos rins e o leite dos seios. Parece controlar o conteúdo do sal do sangue, do qual dependem sua condutividade elétrica e outras propriedades.


Principais Hormônios da glândula Pituitária:


            Vasopressina ou hormônio antidiurético (HAD): Aumenta a permeabilidade dos tubos renais, fazendo com que ocorra maior reabsorção de água e, consequentemente eliminação de menor volume de urina. A vasopressina tem também um papel vasoconstritor, e esta função deve-se a uma ação direta sobre os músculos lisos das paredes dos vasos sangüíneos.  


Oxitocina: Tem por efeito a contração da parede do útero, especialmente por ocasião do parto, e a ejeção do leite pelas glândulas mamarias. É o chamado hormônio do amor, responsável pela sensação de bem estar que se experimenta quando se está apaixonado.


Hormônio Somatotrófico é uma proteína responsável pelo crescimento.


Hormônio Tireotrófico (TSH) estimula a Tireóide na absorção de iodo e na produção e liberação de seus hormônios no sangue (Tiroxina e Triiodotironina). 


Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH): atua na secreção e liberação de glicocorticóides pelo córtex da glândula supra-renal ou adrenal. Apresenta também efeitos diretos sobre a pigmentação da pele e sobre tecidos periféricos com lipólise (digestão de gorduras).


Hormônios Gonadotróficos : A hipófise produz três hormônios que controlam a atividade das gônadas e órgãos sexuais. No caso da mulher, intervém no ciclo, menstruação, ovulação, gravidez e lactação. São eles:


Folículo estimulante (FSH), que estimula o crescimento do epitélio do túbulo seminífero, com espermatogênese.


Hormônio luteinizante (LH) ou hormônio estimulante das células inersticiais (ICSH), responsável pela formação do corpo lúteo na mulher. O ICSH estimula a atividade das células de Leydig, que produzem a testosterona no homem.

Luteotrofina ou prolactina (LTH), este hormônio estimula a produção de leite e tem ação no desenvolvimento das mamas. ....


O Chakra Laríngeo

  Atua sobre as estruturas da região do pescoço: boca, cordas vocais, traquéia, as vértebras cervicais, a tireóide e paratireiodes, regendo a respiração, a fonação e a comunicação. Tem relação com o fenômeno mediúnico de psicofonia e clariaudiência.

Segundo Miramez, o exagero no silêncio ‘acumula energias de difícil desembaraço que se enroscam nos nossos centros de força provocando lentidão.’ Os pensamentos e idéias produzidos nos chakras superiores precisam ser escoados. Por outro lado, continua ele: “Conversar demais é abuso do dom, quem fala sem freio, tomando o espaço para dois conversarem é doente.”

“Esse centro funciona apropriadamente quando deixamos de censurar os outros elas nossas falhas e nos aventuramos a criar o de que precisamos e desejamos.” Ann Brennam - Mãos de Luz

Possui 16 raios. Suas cores são o azul claro e o prata. O azul claro é a cor da comunicação, sempre observável nas pessoas que trabalham com esta área.

Esse chakra guarda estreita relação com as emoções, a origem da palavra ‘garganta’ que vem do latim e quer dizer: angústia em referência ao primeiro grito do nascimento.

            O desenvolvimento dessa área relaciona-se muito à primeira infância, à amamentação e aos cuidados maternos dos quais derivam nossa auto-estima, segurança e assertividade.

Desejas desenvolver teu chakra laríngeo? 
           Fala Cristamente. Afasta toda conversa frívola e maledicênte.

Ao falar usar de amor e alegria vibrante, jamais falar deprimido, não falar em demasia, para não cansar o ouvinte e modular a voz para que seja agradável e não fira o ouvido.
Jesus antes de curar falava, pois a palavra uníssona com as Leis Universais da Vida e do Amor tem o poder de curar.

As palavras podem mudar o curso do metabolismo celular, pois a boca pode desintoxicar o campo de forças da alma, desembaraçando energias vibrantes que circulam no mundo interno. 
                
Glândula Tireóide

A glândula tireoidiana tem o formato de uma borboleta e se situa na frente do pescoço, abaixo do pomo-de-adão, entre a pele e a caixa vocal. Ela possui um lobo direito e um lobo esquerdo com aproximadamente 5 cm de comprimento, unidos no meio.
A Tiróide surge do mesmo tecido e quase do mesmo ponto que o lóbulo anterior da hipófise. Age co controle do organismo e é responsável pelo funcionamento de todas as células do corpo através dos hormônios conhecidos como tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

A importância da Tiróide é acentuada pela riqueza de sua circulação. Essa glândula recebe mais ou menos quatro vezes mais sangue, em proporção ao seu tamanho, do que os rins, os quais destacam-se pelo seu alto grau de atividade funcional. É mais pesada na mulher do que no homem tornando-se maior durante a excitação sexual, na menstruação e na gravidez.

De acordo com uma notável autoridade, Gaskill, a Tiróide foi uma glândula sexual. O Dr. Berman diz: Nos vertebrados inferiores bem como nos superiores os tecidos dessa glândula estão intimamente conectados com os condutos dos órgãos sexuais. São na verdade órgãos sexuais acessórios, satélites do processo sexual. A Tiróide emigra mais e mais para a região da cabeça, a fim de tornar-se o grande elo entre o sexo e o cérebro.

A Tiróide é uma glândula de energia. Sua secreção é a controladora do ritmo do viver, de tal modo que quanto menor seja a quantidade de secreção tanto menor será o nível de atividade.
A rapidez com que se produzem as reações químicas que constituem os processos da vida, dependem da Tiróide.
Quando as reações se aceleram, o oxigênio e a matéria alimentar se oxidam, portanto, libertam mais energia e o indivíduo pode pensar, sentir, ver e atuar mais rapidamente.
A Tiróide parece mesclar mais oxigênio com as células alimentares e ao mesmo tempo libertar energia para ser usada como calor, movimento e outras necessidades.
 O aumento de Tiroxina dobra o aumento de energia. Não é somente o grau de tensão da energia nas células do organismo que é controlado pela Tiróide, mas a mobilidade dessa energia, pois sem a secreção dessa glândula, o rendimento de grandes e rápidas flutuações de energia, a sua elasticidade, flexibilidade e mobilização para a execução de um rápido ato muscular, numa emergência, seria completamente impossível.

A glândula tireóide é responsável pela produção dos hormônios que controlam o metabolismo (conversão de alimentos em energia) e regulam a temperatura do corpo. Dá equilíbrio ao cérebro, auxilia a digestão, mescla o ferro com as substâncias alimentares, segrega o Iodo que combate os venenos do corpo, coopera no controle da quantidade de gordura. 

            Os hormônios produzidos pela glândula Tireóide são a Calcitonina que inibe a remoção de cálcio nos ossos, e a Tiroxina que atua sobre a taxa metabólica basal. A insuficiência da secreção da Tiróide, a Tiroxina, causa o cretinismo na criança e o mixedema no adulto. Quando há carência de lodo na secreção da Tiróide, a glândula entra em superatividade para tentar compensar essa falta chegando até a aumentar de tamanho. Essa doença é chamada de Bócio. Pode manifestar-se de forma aguda ou crônica.

           
As glândulas paratireóides

São quatro e localizam-se atrás da tireóide. É o hormônio Paratormônio que regula o cálcio plasmático, controlando os níveis de cálcio e fósforo, que são essenciais para se ter ossos saudáveis e um funcionamento eficaz dos nervos e músculos.

 Comparação entre a Hipófise e a Tireóide

A Tiróide está mais diretamente vinculada com as paredes internas e externas do corpo: a pele, a coberta externa das glândulas, o cabelo, as membranas mucosas e a sensibilidade nervosa.
A Tiróide ocupa-se especialmente com a regulação da forma ou contornos e terminações dos órgãos.A Hipófise atua mais sobre a estrutura do corpo: o esqueleto e os mecanismos de sustentação e de movimentação do corpo.
 A Tiróide facilita a produção de energia ao passo que a Hipófise, o seu consumo.

A Tiróide ocupa-se especialmente com a regulação da forma ou contornos e terminações dos órgãos.


Chakra Esplênico

No corpo denso está sediado o baço, regulando a  distribuição e circulação dos recursos vitais...determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hemático, dentro das variações de meio e volume sangüíneo.”
0 baço é a porta de entrada das forças solares que vitalizam o corpo denso. Sem esse elixir da vida nenhum ser pode viver.
 “Sua função é especializar, subdividir e difundir a vitalidade do sol. Tem seis raios  de cores diversificadas.” Leadebeter

Também é um centro com características especiais, pois ele absorve o prana e o distribui aos demais chakras, decodificando a energia nas respectivas cores que lhes são peculiares, como um prisma. Desse modo ele permeia cada parte do corpo físico, energizando cada uma das células.
É também através deste chakra que se estabelecem ligações com espíritos inferiores que daí sugam energias.
Quando um chakra está funcionando de maneira anormal, em virtude de atitudes impróprias, os órgãos que recebem fluxo vital desse chakra são afetados. Mas neste caso, por ser um distribuidor central da energia prânica, os demais chakras também ficam comprometidos pela carência de energias, gerando um desgaste generalizado. Como vemos em casos de subjugação.

                       O Baço
O baço é a maior das glândulas endócrinas. Está situado do lado esquerdo ao lado da grande curvatura do estômago, entre este e o diafragma. Tem o formato de uma fava de cor vermelho-azulado escuro. Têm 180 a 200 grs. de peso, uns 13 cm de comprimento. A secreção do baço é chamada hemolisina. O baço fabrica os corpúsculos brancos do sangue, armazena o ferro e tem grande influência no sistema nervoso (controla a absorção do açúcar que percorre os nervos), auxilia a digestão. Sua remoção não é fatal.  Quando a alimentação é pesada ou excessiva, o fluxo do fluido vital diminui, então a limpeza do veículo denso não é feita tão apropriadamente.

Na medicina chinesa o baço-pancreas constituem um sistema operante único, e está associado à preocupação e a obsessão mental. No estudo dos chakras, o pâncreas não é mencionado, mas para não deixar de citá-lo: Os hormônios da glândula do pâncreas são o Glucagon que aumenta a concentração de glicose no sangue, e a Insulina que reduz a concentração de glicose no sangue.

Chakra Básico ou Raiz

O  chakra raiz representa o elemento terra,.relacionando-se aos aspectos mais densos da materialidade humana. É a sede da Kundalini.
Como diz o nome, raiz, reflete o grau em que nos sentimos ligados a terra, ou seja, é a nossa base, sem base não sustentamos de pé. O pé no chão, também, representa nosso contato com a realidade e a reflete a capacidade de atuar no plano físico cotidianamente. Tem relação com a potência física, vitalidade, energia e vontade de viver, quando chakra está bloqueado o indivíduo mostra baixa energia.
Ann Brenan: “A afirmação de potência física combinada com a vontade de viver, dá ao indivíduo uma ‘presença’ de força e vitalidade.
.se o indivíduo se acha bem fundamentado na realidade ...a vitalidade emana dele em forma de energia vital.... Possui forte vontade de viver.”

“Quando o chakra se fecha ou obstrui... a pessoa não produz uma impressão vigorosa.”
Os órgãos relativos ao chakra básico são: as gônadas, os órgãos reprodutores e a bexiga. Estando ainda relacionada aos processos de liberação dos resíduos tóxicos através dos orifícios de excreção: reto, ânus e  uretra.

Assim podemos observar um processo de contigüidade entre as funções fisiológicas do chakra do plexo solar, o esplenico e o básico; o primeiro se relaciona à absorção, dos alimentos, o segundo a digestão e o último cuida da eliminação, precisando, desse modo, operar em harmonia para o equilíbrio do organismo.
Possui quatro raios, cor vermelho e/ou alaranjado, podendo ainda encontrar o rosa que é uma boa cor para esse chakra indicando que o sexo é permeado pelos sentimentos de amor.  Assim sendo, guarda relação com o centro cardíaco, pois é o amor que luariza o sexo, para que este não seja atormentado, como a sede da água do mar que não sacia nem satisfaz e precipita o sujeito numa busca sem fim, frustrada e que cansa, pois ele não encontra realização, e sim vazio.
O desequilíbrio do chakra pode afetar qualquer desses órgãos bem como estar relacionados a todos os desvios de conduta sexual e disfunções da sexualidade: carência ou excesso de libido, a frigidez, impotência, ejaculação precoce, etc.


Kundalini
Gopi Krishna entende o despertar da kundalini como um impulso evolucionário do homem, uma energia bioquímica de natureza volátil que pode ser transformada em energia psíquica de alta potência, um fenômeno inteiramente biológico. Para ele trata-se de um mecanismo psicossomático que visa a natural progressão do cérebro.

“Inicia-se espantosa atividade em todo o sistema nervoso, do alto da cabeça até os pés. (...) funcionando em alta velocidade e estimulando todos os órgãos vitais.”

O processo metabólico se torna acelerado, com modificação das funções digestivas e excretoras, há intensificação da atividade mental que se dá com maior eficiência.

No entanto é extremamente perigoso tentar despertar a kundalini, pode levar a loucura e a morte. Como o cérebro passa a funcionar de outra maneira, ativando funções antes adormecidas, precisa de mais energia, que é exigida do corpo, mas este se encontra despreparado para fornecer essa energia a mais, donde surgem os desequilíbrios.

Ocorre intensa atividade cerebral e acentuada pressão sexual que o leva a oscilar de um extremo ao outro entre expressiva produção intelectual e a vida leviana e desregrada. O aparente paradoxo que podemos observar em alguns vultos da expressão humana como Mozart, e outros expoentes, pode ser explicado pelo despertar da kundalini.

Segundo o autor, se este fenômeno está por traz do gênio, também se encontra nos gênios do mal que atormentam a sociedade. Tiranos e ditadores foram produtos da kundalini tanto quanto os iluminados. Donde conclui-se que a investigação das afecções mentais como conseqüências do despertar da Kundalini é de suma importância para as áreas de saúde.
Os não iluminados são egocêntricos, dominadores, ostentosos e ávidos por seguidores e suas adulações. Os verdadeiros iluminados são humildes e simples, indiferentes à grandeza e fama mundana.
Diz Gopi Krishna é preferível uma mente normal sadia, do que uma mente paranormal enferma.
Ele despertou a kundalini sem querer, repentinamente, após 17 anos de meditação 3 vezes ao dia. Donde verificamos que não é fácil despertar a kundalini. É um processo que requer imensa dedicação e perseverança.
Sempre que o despertar é brusco traz problemas, pois o organismo não está suficientemente desenvolvido e passa a ser exigido além dos seus limites habituais. Dessa forma ele sofreu por outros 20 anos com grave doença e fortes dores, até normalizar o processo.

Gopi Krishna considera a kundalini um atributo evolutivo natural à condição humana verificável na história das civilizações pelo seu descontrole em face do seu desconhecimento, gerando distúrbios sociais que culminaram com a decadência de alguns povos da antigüidade.

Nenhuma civilização do passado chegou a se aperceber da sua queda. Temos o veredicto da história. Do auge da prosperidade abundância e luxo, surge uma descendência degenerada, Júlia, a filha de Augusto, Calígula, Cláudio, Agripina, Nero, etc. A maldição aguarda a ambição desenfreada por poder e riqueza desmedida.

A fome erótica insaciável, a ânsia sem limites pela fama e pelo poder, a ambição imoderada são a marca de um caráter doente. Nenhuma escritura louva tais características. A satisfação das necessidades básicas, a perseguição do prazer e do luxo, não são o alvo da vida humana. O que almeja o homem mediano é a paz, a realização afetiva, o respeito dos seus, a saúde, e a vida longa.

A diminuição da vitalidade moral de um povo é o primeiro sinal de degeneração. Seus sintomas são: a dissolução da família, depravação sexual, ambição desenfreada, depreciação dos valores, decadência da religião, tendências degenerativas na cultura e nos costumes, sombrio processo de deterioração interna, violação das leis evolucionárias, distorção do intelecto, atitude descompromissada da ciência em relação à religião, total negligência às leis espirituais retratam um padrão errôneo de pensamento, fruto de mentes doentias.

Hoje também, apesar de tanto progresso, estamos a beira do colapso. Contamos multidões de homens inteligentes e muitíssimo eficientes em que falta o desenvolvimento moral que compense o ego exacerbado. Podemos verificar esse fato observando o número de anormais ocupando os mais altos cargos do poder.

Quanto mais máquinas, luxo, passividade, ociosidade e indulgência, e menos esforço físico e mental, uma vida insalubre, a raça do futuro será monstruosa. Toxinas invadirão o cérebro gerando descendências degeneradas como nas dinastias decadentes do passado.

Sua descrição do fenômeno

Vejo tudo banhado em luz, um fulgor prateado, dia e noite, no exterior ou dentro da mente, que tornam-se uma só coisa, pensamentos, cálculos, pesquisas tudo se dá nesta luz, passamos a viver em luz. Há uma circulação de energia, com efeitos relâmpago, raios para lá e para cá. Não é uma visão da luz, nem dentro nem fora, é uma invasão de luz líquida por todo o organismo até o cérebro. Acompanhada de um rugido, semelhante a um trovão ou cachoeira, uma torrente de luz líquida penetrando o cérebro vindo através da medula espinhal desde a sua base. Sensação tão agradável que empalidece o orgasmo sexual. É um incentivo ao esforço da auto-transcendência.

 Estabelece-se uma conexão indivíduo-consciência universal, é um mergulho no cosmo, uma interpenetração aonde os dois mundos passam a ser um só, sem diferenciação.

Ocorre a saída do veículo físico, sem qualquer apêndice, livre das amarras que prendem a matéria, perdendo o contato com o próprio corpo e adjacências, a percepção é desligada das coisas pequenas para que possa emergir uma percepção oceânica. Há uma expansão da consciência e da percepção. O intelecto funciona com mais clareza.

Casos aonde um talento extraordinário, poder miraculoso ou dons psíquicos se acham presentes com certeza há um despertar da kundalini em maior ou menor grau.

A kundalini desperta poderes psíquicos ou paranormais, como escrever em outros idiomas, no seu caso foram seis línguas, incluindo o persa, alemão e outras que ele ignorava totalmente, as poesias vinham em jorro, vidências, revelações, inspiração e estados transcendentais, próprios dos gênios e profetas.

Tem efeito estimulante e estabilizador. Experimenta-se um estado de felicidade difícil de descrever, como um paraíso interior.

Metodologia
Se queres desenvolver a kundalini faz esse exame crítico: até que ponto seu ser se ajusta aos padrões estipulados nas escrituras?
A vitalidade moral intensificada e um maior grau de autocontrole são condição si ne qua non para uma consciência ou percepção beatífica arrebatadoramente mística.
Se é humilde, honesto, caridoso, compassivo, terá sucesso. Não precisa de sinais exteriores, a pessoa sabe que venceu.
Não há processos mágicos, segredos, gurus escondidos o processo foi dado a você pelos iluminados de todos os tempos em todas as regiões da Terra: Cristo, Buda, Maomé, todos os místicos. Essa é a prova de fogo: ater-se à tradição. Só existe um caminho. O caminho é o mesmo. O homem tem que evolver.
O objetivo da humanidade segundo a religião é o auto-aperfeiçoamento. A pratica de qualquer religião tem o fito de causar essa evolução promovendo a atividade acelerada do sistema cerebrospinal que resultará no despertar da gradual da kundalini. O processo pode ser acelerado por certos exercícios psicossomáticos de modo que o resultado seja alcançado em apenas uma vida. Como a prática de mantras, mudras e pranayama peculiares a raja ioga servem para treinar e intensificar a concentração mental. A prece também. A finalidade da concentração é estimular o reservatório adormecido de energia psíquica afim de alimentar o cérebro.
A meditação exige esforço voluntário, estado de alerta, evitando sonolência e impedindo a mente que siga outras correntes de pensamento ou fantasia, quantas vezes o pensamento fugir, o meditante o trará de volta para um ponto ou idéia fixa.
As escrituras reveladas chamam a atenção para a necessidade imperiosa de características mentais nobres, normas de conduta e autodisciplina.
Melhorar-se como pessoa, orar e meditar sinceramente, não por imposição ou obrigação, mas de coração aberto, para não anular os efeitos abrigando dúvidas.

Existem duas formas de desenvolver a kundalini, uma é lenta e imperceptível resultante da meditação e outras práticas moderadas da raja ioga; outra é súbita através dos métodos vigorosos da  hata ioga, considerada perigosa, justamente por essa razão: o  funcionamento cerebral salta para uma nova e atordoante atividade para a qual não está preparado causando caos mental e orgânico, com riscos para a saúde e a vida.

Observamos no candidato ao despertar, autodomínio, maior valorização de princípios morais, maior consideração pela verdade, maior grau de empatia, crescente amor pelos semelhantes, a legitima experiência mística derruba as muralhas que nos afastam dos semelhantes, perseverança e altruísmo, ausência de inveja e malícia, sobriedade no pensar, serenidade no comportamento, ânsia de aproximação a Deus, desejo de unir-se a causa nobre e espiritual, prática da oração e da meditação, a necessidade de introspecção e solitude, a diminuição dos desejos, ambições, orgulho e ego, e a conquista da confiança e respeito em si mesmo; que o torna seguro, independente em opinião e julgamento e dificilmente influenciável. Porém, é sempre nobre, compassivo e sagaz.

Cada passo do despertar da kundalini deve ser acompanhado de um passo nesta modificação moral, do pensamento e da conduta.

Nenhum comentário: