Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TANTRA - A ARTE DE AMAR.. ultima parte.




A  PRÁTICA DE TANTRA


Cresce no mundo ocidental o interesse pela filosofia do Tantra neste final de milênio. É momento em que as pessoas buscam contato maior com a sua sexualidade saudável e sem bloqueios, onde os tabus estão sendo quebrados e a velha cultura superada devido a expansão da consciência humana.


Tantra é uma filosofia indiana, milenar, desrepressora, muito ampla rica e bela. Ela promove todo o desenvolvimento do Ser pelo prazer. Físico, mental, energético-vital, emocional e espiritual são trabalhados. Eleva a auto-estima, a auto-valorização, o grau de afetividade. Aumenta o autocontrole, o autodomínio, a vitalidade, rejuvenesce, fortalece a saúde, aumenta a beleza e muito mais... Desperta o prazer de viver!


A amplitude do Tantra é imensa e profunda. Vou me ater aqui à Arte de Amar, a qual tão bem ele ensina. Para facilitar a compreensão de nós, ocidentais, elaborei uma metodologia na qual oriento dez etapas para uma prática tântrica. Cada qual é aprofundada em diversos níveis, de acordo com o conhecimento, a proposta e a experiência dos praticantes. O prazer deve estar presente em cada uma delas. As dez etapas:


1. HARMONIZAÇÃO
É o momento inicial da prática. É quando os parceiros vão concentrar todo o Ser no aqui/agora, excluindo do corpo e da mente, tudo o que é externo à prática, como a liberação de preocupações, tensões, ansiedade, pressa, etc. A harmonização é alcançada através de técnicas de respiração, concentração, visualização e relaxamento. A cada prática ela vai sendo desenvolvida e aprofundada. Aqui, os parceiros começam a se preparar para receber o outro e a se entregar por inteiro.

2. CONTEMPLAÇÃO
Aqui, os parceiros se recebem plenamente, contemplando um ao outro em todo o Ser, a partir do corpo físico. Admira cada parte, integrando cada uma delas, formando o todo individual, o Ser Pleno, presente em corpo, mente, energias, emoções, a alma divina. Tantra também é devoção, suprema espiritualidade. Enquanto o corpo é sensualidade, a alma é sensibilidade, preenchida de pleno Amor, de pleno êxtase.


3. ENERGIZAÇÃO
Nesta etapa existe um aprofundamento da receptividade e da auto-entrega. Aqui, através de várias técnicas, os parceiros vão oferecer a sua energia mutuamente, preenchida de afeto, carinho, ternura, desejo, respeito, ... amor! Na prática tântrica existe uma grande troca de energia e ela deve ser consciente.


4. SENSORIALIDADE
Todos os cinco sentidos são desenvolvidos em sua totalidade, abrindo campo para as percepções mais sutis. O olhar, vendo o outro integralmente; a audição, recebendo o que o outro diz, através de palavras doces e calorosas; o olfato, sentindo o cheiro do parceiro; o paladar, o gosto do outro em suas diversas formas de beijar; o tato, tocando toda a pessoa. Neste estado, vários canais sutis de intuição e percepção se abrem. No Tantra, o ambiente também é preparado.


5. MASSAGEM TÂNTRICA
Altamente estimulante e prazerosa. Todo o corpo deve estar ativo, recebendo e aplicando. Várias técnicas são utilizadas.


6. CARÍCIAS
Existem inúmeras formas de carícias tântricas, as quais desenvolvem e estimulam toda a sensibilidade dos parceiros, preparando-os para o grande encontro. Aqui, a entrega é total!


7. COMUNHÃO
O grande encontro acontece. A plenitude do tantra é a comunhão. Quando um recebe o outro dentro de si em sua totalidade. A comunhão no tantra é bem diferente do ato sexual ocidental. É uma experiência enriquecedora e grandiosa. O contato é prolongado por horas ...


8. DELEITE
Os parceiros sentem várias formas de prazer em cada etapa, alcançando o deleite, muito mais agradável, profundo e prolongado em relação ao que chamamos de orgasmo, o gozo comum.


9. ÊXTASE
Onde a plenitude é vivenciada e compartilhada. O senso de valorização e auto-estima é experimentada. A experiência é mantida por horas e até dias. Os níveis são variadas. Sente-se leveza, paz, amor ...


10. MEDITAÇÃO
A prática final deve ser sempre a meditação, quando vamos assimilar toda a experiência vivenciada e compartilhada. O Tantra ensina a contenção do orgasmo e o direcionamento das energias estimuladas para diversos aspectos da vidas sejam de ordem pessoal, afetiva, familiar, profissional, social e espiritual.
É indicada sempre uma prática prolongada, sendo o ambiente e as pessoas devidamente preparados, com atrativos que estimulam o encontro e a permanência no local. Existem várias formas dessa estimulação ser feita.


Tantra é a Arte de Amar do antigo oriente que nos chega proporcionando o despertar de nossas sensualidade e sexualidade nos levando a vivenciar e compartilhar o pleno êxtase. Boa Viagem!


"O AMOR SE DESCOBRE E SE DESENVOLVE ATRAVÉS DA PRÁTICA DE AMAR”.


Finalizando:
O Amor tântrico é, por si, uma obra de arte. Devemos fazer da comunhão sexual uma linda oração ou uma bela canção de Amor, fazer da vida uma poesia cósmica, por inspiração divina.
É certo que o Tantra significa muito mais do que foi tratado aqui. Abordei apenas uma de suas múltiplas etapas.     "Ame e seja Feliz; seja Feliz Amando-se e ao outro".

Texto de Fernando HartMann

Nenhum comentário: