Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

TANTRA - A ARTE DE AMAR



TANTRA A ARTE DE AMAR
part 1


Tantra significa rede ou teia. É uma filosofia indiana, formulada e desenvolvida pelos Drávidas, povo que viveu há mais de cinco mil anos, essencialmente feminino. Está registrado nos Tantras, escrituras hindus. Ele promove o autoconhecimento e a evolução interior a partir da sensibilidade e percepção da Alma Humana, utilizando como instrumentos as artes, a criatividade e o prazer.

Tantra é a expressão mais plena da nossa totalidade; é o conhecer-nos a partir da comunhão com o outro, com a arte, com a Natureza, com a Vida. Vem resgatar a arte de sentir, de expressar, de compartilhar, de Amar...


Tantra inclui experiências através da integração do físico, do emocional, do mental, do energético/vital, do psíquico e do espiritual – o Ser Holístico no Mundo Holístico. Alcança, experimenta, realiza e vive o orgasmo espiritual, permanecendo em estado de graça por tempo indeterminado. Para isso, a prática da meditação é uma etapa.


O Tantra valoriza a mulher e a reconhece como Ser Divino, a quem compete a reprodução, única criatura a dar vida a outro ser humano. Os drávidas reverenciavam a mulher como uma deusa e o Tantra assim o faz. Nas práticas tântricas, a mulher é quem desperta o poder interno do homem. Tanto que a mulher costuma ficar por cima do homem. Ela não é dominada e sim quem domina.


O Tantra vê no prazer sexual e outros um caminho para o desenvolvimento interior, pessoal e coletivo. Existe nele ética, respeito, valorização de si mesmo e do outro. O contato sexual é um momento sublime, um encontro capaz de conferir, um ao outro, reciprocamente, o pleno prazer, acompanhado do mais profundo deleite, um estado de graça, leveza e plenitude, formando a unidade, em total integração.


O Tantra vê no sexo uma prática transcendental, capaz de levar aos praticantes de suas técnicas, maior sensibilidade, leveza, saúde, bem-estar, desenvolvimento interior, paz felicidade, amor, autoconhecimento e auto-realização. E irradiar toda essa energia ao mundo. Ele propõe a produção de excitação para a ativação dos hormônios, como endorfinas, que combatem o stress negativo, estimula o cérebro, em especial o seu lado direito, entre outros efeitos saudáveis. Com a contenção do orgasmo, a concentração e a sublimação da energia é feita, dando ao organismo maior disposição, força e vitalidade. Isso não acontece na simples abstinência sexual ou no orgasmo comum.


No Tantra, a mulher não é “possuída”, mas sim reverenciada. Ela sim, domina a situação, ou seja, a relação. Por isso, na prática tântrica, a mulher está sempre por cima do homem. Ela é uma vencedora!

À mulher tântrica é dada o direito de iniciativa e expressividade de seus sentimentos, desejos, pensamentos, emoções e sua sensualidade.


São necessários sutileza e sensibilidade para se perceber, compreender e praticar a beleza e a arte do
Tantra, na própria sexualidade, tanto por parte do homem, quanto da mulher, com os seus parceiros, sejam namorados(as), esposos(as), amantes ou até mesmo amigos(as). É preciso, porém, que ambos se conheçam mutuamente. Para isso, o diálogo é indispensável. Existe a verdadeira comunhão sexual.

A prática do Tantra na sexualidade faz aumentar a produção de hormônios, em especial a endorfina, e ativa a libido, equilibradamente, promovendo a saúde física, emocional, mental e energética/vital.

Nenhum comentário: