Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2012

CHÁS TERAPÊUTICOS


  CHÁS TERAPÊUTICOS

 
 
Os chás em geral, são conhecidos por possuirem efeitos calmantes. Por isso, são tão adotados por profissionais diversos que trabalham com o equilíbrio emocional e a qualidade de vida das pessoas. Mais que calmantes, os chás são saudáveis. Não agridem o estômago e podem, a partir de sua combinação, gerar efeitos específicos no sistema nervoso de quem os bebe.
Alecrim
Indicação:anemia, falta de apetite, gripe e indigestão.
Contra-indicação: não deve ser consumido por grávidas, pessoas com diabetes e pressão alta.
Modo de preparo: coloque em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (chá) de ramos frescos ou secos de alecrim. Complete com água fervente, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 2 xícaras por dia.

Alfazema
Indicação: dor muscular, insônisa e dor de cabeça.
Modo de preparo: em uma panela coloque 3 colheres (sopa) de flores de alfazema com 1 litro de água. Leve ao fogo até ferver. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara a cada 8 horas.

Boldo do Chile
Indicação: cólica menstrual e doenças do fígado.
Contra-indicação: não deve ser consumido por gestantes ou pessoas com hepatite aguda.
Modo de preparo:ferva 3 folhas frescas de boldo em 1 litro de água. Espere amornar, coe e beba 1 xícara a cada 6 horas.

Camomila
Indicação: cólica menstrual e tensão nervosa.
Contra-indicação: o consumo por longos períodos não é indicado para pessoas com rinite alérgica.
Modo de preparo: em uma xícara vazia coloque 1/2 colher (sopa) de flores e folhas secas de camomila. Despeje água fervente até completar a xícara. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Adoce com mel a gosto e tome até 3 xícaras (chá) por dia.

Canela
Indicação: problemas respiratórios, gripe e tosse.
Contra-indicação: não deve ser ingerido em grandes doses por grávidas ou por quem tem pressão alta. O contato com a pele também pode provocar alergia.
Modo de preparo: leve ao fogo, em uma panela, 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau e 1 rodela de limão. Desligue quando começar a borbulhar. Espere amornar, coe e beba uma xícara (chá) a cada 8 horas.

Carqueja
Indicação: problemas circulatórios e reumatismo.
Contra-indicação: gestantes e mulheres em fase de amamentação devem consultar um médico antes de consumir carqueja.
Modo de preparo:ferva 1 litro de água e despeje sobre 5 folhas secas de carqueja e 3 folhas frescas de eucalipto em uma panela. Tampe e deixe por 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 3 xícaras (chá) por dia.

Cavalinha
Indicação: cistite e sintomas da menopausa.
Modo de preparo: em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de talos secos de cavelinha picada e 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe até começar a ferver. Desligue, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Chapéu-de-couro
Indicação: intestino preso, gases, dores nas articulações e reumatismo.
Modo de preparo:ferva, em uma panela, 1 litro de água com 1 colher (sopa) de folhas secas de chapéu-de-couro. Espere amornar e tome 3 xícaras (chá) por dia.

Cravo-da-Índia
Indicação: dor de cabeça, gases, problemas gástricos e como estimulante do desejo sexual.
Contra-indicação: deve ser consumido em pequenas doses por grávidas, pois o consumo em doses elevadas pode causar contrações uterinas.
Modo de preparo:coloque, em uma panela, 5 cramos-da-índia e 1/2 litro de água. Ferva, tampe e deixe abafado até amornar. Coe e tome 1 xícara (chá) 2 vezes por dia.

Erva-cidreira
Indicação: melhora digestão e insônia.
Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque 1 colher (sopa) de folhas secas de erva-cidreira. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe, espere amornar e beba 1 xícara (chá) a cada 12 horas.

Erva-doce
Indicação: vômito e falta de apetite.
Contra-indicação: não deve ser consumida por pessoas que sofrem epilepsia.
Modo de preparo: ferva 1 litro de água com 1 colher (café) de sementes secas de erva-doce e 1 colher (café) de folhas frescas de hortelã. Tampe, deixe amornar e tome 2 xícaras (chá) por dia, sem adoçar.

Eucalipto
Indicação: gripes, tosse, febre e para minimizar sintomas de asma e bronquite.
Modo de preparo: em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de folhas secas de eucalipto com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Gengibre
Indicação: melhora a digestão, cansaço e congestão nasal.
Contra-indicação: não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas de coagulação sanguínea.
Modo de preparo: coloque, em uma panela vazia, 3 colhere (sopa) de gengibre fresco picado. Despeje 1 litro de água fervente por cima e tampe. Deixe abafado por 15 minutos e coe. Adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Guaco
Indicação: tosse e gripe.
Contra-indicação: hemofílicos não devem consumir.
Modo de preparo: ferva 3 folhas frescas de guaco em 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo, acrescente 1/2 colher (sopa) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre ralado, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, adoce com 2 colhers (sopa) de mel e tome.

Hortelã
Indicação: azia, catarro, enjoô e vômito.
Contra-indicação: não deve ser consumido por bebês e gestantes.
Modo de preparo: em uma panela, ferva 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã com 1 litro de água. Espere amornar, coe, adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Losna
Indicação: doenças do fígado, febre e gases intestinais.
Contra-indicação: se consumida em grandes doses, pode causar convulsões e não deve ser ingerida por gestantes, crianças e pessoas com problemas de gastrite e epilepsia.
Modo de preparo: coloque 1 colher (chá) de folhas frescas de losna em uma panela vazia. Despeje 1 litro de água fervente, tampe e deixe abafado por 15 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.

Louro
Indicação: falta de apatite, má digestão e reumatismo.
Contra-indicação: não é recomendado para grávidas.
Modo de preparo: leve para ferver, em uma panela, 2 folhas secas de louro com 1 xícara (chá) de água. Espere amornar, adoce com mel e beba 1 xícara (chá) a cada 10 horas.

Manjericão
Indicação: tensão nervosa, gases intestinais, dor de garganta e gastrite.
Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque 3 folhas frescas de manjericão. Complete com água ferrvente. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.

Menta
Indicação: dor de garganta, irritação no estômago e prisão de ventre.
Contra-indicação: o consumo excessivo de menta pode provocar náuseas.
Modo de preparo: ferva 1 xícara (chá) de água e despeje sobre 1 colher (chá) de folhas frescas de menta. Tampe e deixe abafado por 15 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Mil-folhas
Indicação: gripes, resfriados e para eliminar catarro.
Contra-indicação: grávidas não devem consumir.
Modo de preparo: em uma xícara (chá) vazia, coloque 1/2 colher (chá) de folhas secas de mil-folhas. Complete com água fervente e deixe por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 12 horas.

Poejo
Indicação: acidez estomacal e catarro.
Contra-indicação: em grandes quantidades ou em forma de óleo, o poejo pode ser toxico. Grávidas não devem consumir.
Modo de preparo: coloque, em uma panela vazia, 2 colheres (sopa) de folhas frescas de poejo. Despeje 1 litro de água fervente por cima, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Quebra-pedra
Indicação: infecções urinárias e pedras nos rins.
Contra-indicação: gestantes não devem consumir.
Modo de preparo: despeje 1litros de água fervendo sobre 1 xícara (chá) de ramos de quebra-pedra. Tampe e deixe abafado por 15 minutos. Coe, espere esfriar e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Sabugueiro
Indicação: amenizar catarro em excesso e incômodos causados pela bronquite.
Contra-indicação: não deve ser consumido por grávidas. O consumo desse chá em excesso também pode causar irritação gástrica e intestinal. Modo de preparo: em uma panela, coloque 2 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de flores secas de sabugueiro. Leve ao fogo até começar a ferver. Espere amornar, coe e beba 2 xícara (chá) por dia.

Salsa
Indicação: gases, circulação e para aumentar o desejo sexual.
Contra-indicação: gestantes devem consumir com moderação. Pessoas com preblemas renais devem evitar o uso de salsa.
Modo de preparo: ferva, em uma panela, 2 colheres (sopa) de folhas frescas de salsa com 1 litro de água. Tampe e espere amornar. Coe e tome 3 xícara (chá) por dia.

Sálvia
Indicação: ansiedade, garganta irritada, mau hálito e problemas digestivos.
Contra-indicação: não é recomendado para grávidas e pessoas com epilepsia.
Modo de preparo: em uma panela vazia, coloque 1 colher (sopa) de folhas fresces de sálvia e 1/2 litro de água. Leve ao fogo e deixe até começar a ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Tanchagem
Indicação: inflamações na garganta e prisão de ventre.
Modo de preparo: despeje 1xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (chá) de folhas de tanchagem. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar e coe. Faça gargarejos de 3 minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada gargarejo.

Tomilho
Indicação: gripe, resfriado, cólicas, prisão de ventre e falta de apetite.
Modo de preparo: coloque, em uma xícara (chá) vazia, 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho. Complete com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes por dia.

Nenhum comentário: