Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MERIDIANOS E EMOÇÕES

 
 
 
 
MERIDIANOS E  EMOÇÕES

 Os Centros de Energia relatam o que acontece no corpo, na mente e na alma antes de se manifestarem nos Pontos de Alarme dos Meridianos e se ramificam por toda a árvore meridiana, por isso a importância de desenvolver diferentes técnicas terapêuticas para detectar os níveis de equilíbrio do cliente. Vou pular o básico dos Centros de Energia, porque é algo elementar, que todo terapeuta deveria manipular, além de ser altamente divulgado em todos os canais de comunicação. Como todos sabemos, eles são como portas que se abrem e fecham de acordo com o mecanismo físico, emocional, espiritual no aprendizado da personalidade, trabalhando em base ao paradigma da polaridade ( negativo – equilibrado – positivo) é um sistema de armazenamento único de informações de cada indivíduo, onde a realidade, experiências, sonhos deixam gravada a biografia.
 Os Centros de Energia e os Doze Meridianos formam uma rede de comunicação energética, que necessita de constante manutenção. Por isso que uma única técnica não corrige o problema, só o ameniza. Para que circuito seja completo através da Acupuntura devemos atuar em algumas questões básicas:
 
1o Leitura Corporal.
 2o Detecção dos Pontos de Alarme.
 3o Equilíbrio dos Centros de Energia
 4o Terapia Corporal dos Meridianos
 5o Terapia em Sincronicidade
 6o Aconselhamento
 
Assim lembramos que os Centros de Energia da Base, Umbigo e Plexo Solar são os detentores básicos da vida que alimentam a vontade do indivíduo.
 O Centro de Energia do Coração é um desbravador, transforma energias pessoais em sonhos, e a vontade de amar e ser amado até os limites do universo. Ele representa o equilíbrio entre os três Centros de Energia básicos e três Centros de Energia superiores.
 Os três Centros de Energia superiores Garganta, Fronte e Coroa, são a copa dessa grande árvore vibracional unindo as raízes e o tronco dos Centros de Energia Básicos aos corpos sutis ou trans-pessoais. Se os básicos se resumem a ação, o coração ao sentimento, os superiores, tem a função do pensamento racional e a ligação com o Divino.
 Na Acupuntura a sincronia das energias nós ensinam como estas estão agindo e circulando ao longo do ser humano, o enrijecimento muscular reflete excesso de energia meridiana, da mesma forma a flacidez ou fraqueza, significa a perda de energia e normalmente esta começa a ser exaurida pelos chakras.
 Observe sempre o equilíbrio do corpo, alinhamento dos ombros, dos pés, mediana do corpo conservando o eixo central, curvatura da coluna e cabeça, a influência meridiana e dos centros de energia estão ligados diretamente à postura.
 A Acupuntura ao ser interligada com os padrões emocionais do cliente, dão a leitura de qual e o desequilíbrio meridiano, apenas confirmaremos depois com os pontos de alarme. Identificar também o padrão emocional predominante perante a vida nós da uma leitura rica de informações, nesse padrão emocional temos cinco posturas básicas:
 
Age errado em primeiro lugar e depois age certo. (- +)
Age errado e não quer mudar. (- -)
Age certo em primeiro lugar e depois age errado. (+-)
Age certo em primeiro lugar, continua agindo certo. Mas, se elitiza. (++)
Age com equilíbrio e está disposto a mudar se for necessário.(+)

 Os cinco itens anteriores, mostram perfis emocionais que trarão distúrbios posturais e conseqüentemente nos meridianos.
 Outras alternativas terapeuticas podem ser utilidadas uma vêz detectado algum ponto de alarme: a acupuntura tradicional com aplicação de agulhas, aparelho de estímulos elétricos, Laser de acupuntura, moxabustão, shiatsu e do-in. Esta aplicação também é feita em pontos de corresponência: pés, mãos e orelhas,sendo que em qualquer uma delas possibilita um resultado eficiente.
 Quando um elemento orgânico se desarmoniza, aparecem espontaneamente pontos doloridos ou que apresentam dor ao serem pressionados. Esta observação é preferencialmente aconselhada de fazer com o estômago vazio e num estado de relaxamento.
 Quando um dos pontos apresentar desconforto sendo levemente pressionado, é sinal de que alguma correspondência encontra-se com exesso de energia. A experiência nos mostra que quando não incomoda o ponto de referência e ao ser presionado um pouco mais forte que o normal, se nesse momento apresenta desconforto, significa que este ponto está com carência energêtica. Muita bibliografia existe para determinar e tratar estes pontos. Já na prática, a simples terapia corporal deslizando o polegar no ponto problemático corrige as desordens energéticas, independente se existe excesso ou carência de energias.
 Foi visto em aula e depois em treinamento vivencial que o máximo de cinco pontos são necessários para um bom re-equilíbrio. Depois esses pontos começam a se repetir.
 Como Terapeuta Hoilístico tenho a obrigação de pesquisar quais são os conflitos emocionais que incidem nos meridianos assim coloco algúns exemplos:

CONFLITOS EMOCIONAIS QUE AFETAM OS MERIDIANOS (exemplo)
 Meridiano da Circulação e Sexo
 O meridiano da Circulação e Sexo é afetado pelos seguintes conflitos emocionais: Medo de fracasso, crise de identidade, inferioridade, egoísmo, moralismo.
 Vesícula Viliar:
 O meridiano da Vesícula Biliar é afetado pelos seguintes conflitos emocionais: Ansiedade, medo de abandono, medo de estar sozinho, medo de pobreza, tristeza, mágoa, perda da fé, autopiedade, choque, trauma.
 O conflito emocional que causa o desequlíbrio do meridiano deve ser apoiado pelo aconselhamento adequado a cada caso, e acompanhado de terapia vibratória com Florais de Bach com o intúito de: restabelecer e manter em equilíbrio o fluxo meridional.

MEMÓRIA CORPORAL E PONTOS DE ALARME
 Segundo Roger Woolger. Other Lives (Outra forma de viver), Other Selves (Outra maneira de ser seguro de si). Bantam, NY, 1988, todo ser vivo tem memória corporal. Incorporada às células do corpo.

 Meridiano do Pulmão: Região do peito: Tristeza, sufocamento, perda, medo, culpa, abafamento.
 Meridiano do coração: Região do coração: Frieza do coração, bloqueio emocional, ferimentos antigos.
 Meridiano da Vesícula Biliar: Lateral das costelas: Raiva, impotência. Afeta também o Meridiano do Fígado
 Meridiano do Fígado: A vida não é agradável o bastante, amargor, não é justo. Afeta também o meridiano do Baço Pâncreas.
 Meridiano do Estômago: Região do Estômago: Medo, amargor, terror. O que vai acontecer? "Não consigo digerir isso"
 Meridiano do Baço-Pâncreas: Região da cintura: Insegurança, falta de apóio, medo, vergonha, inflexibilidade.
 Meridiano dos Rins: Região dos Rins: Medo, vão me pegar, terrível ansiedade.
 Meridiano do Intestino Grosso: Região umbilical: Nunca será o bastante, não desista, não demonstre medo, seja forte.
 Meridiano do Triplo Aquecedor: Região abaixo do umbigo: Não quero fazer isso, sinto-me preso.
 Meridiano do Intestino Delgado:
 Meridiano da Bexiga:
 Meridiano da Circulação e sexo: Região da pélvis: Medo, rigidez, confusão, vergonha, pudor excessivo. "Não devo sentir isso" Não devo fazer isso" "Sexo é ruim" "Isso vai me matar" "Preciso fugir" "Corre-corre" "falta de conteúdo espiritual"

 
Podemos encontrar mais informação na "TERAPIA REICHIANA: desenvolvida por Wilhelm Reich, onde a intervenção corporal via toque é um dos principais fatores catalizadores do aflorar do material psíquico inconsciente, o qual será trabalhado verbalmente na Terapia Holística. Reich, Wilhelm: psiquiatra, discípulo dissidente Freud, verificou que o inconsciente é corporal e que a cada tipo de trauma é "gravado" na musculatura de partes específicas do corpo, criando "couraças" musculares de caráter, causadas pelo mal fluxo dos biofótons, por ele chamados de "orgone".
 Na "Árvore dos Pontos de Alarme a procura do Divino", dê a você mesmo o simples toque, o carinho, na região dos Pontos de Alarme para trazer equilíbrio constante junto do alívio e bem-estar dos canais meridionais e estar em harmonia com o universo para cuidar dos seus clientes.


Fonte  : http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/holopuntura-reflexoterapia/holopuntura/255-meridianos-emocoes#ixzz2GjbrTB6B

Nenhum comentário: