Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 7 de agosto de 2016

O CORPO MENTAL E SUAS ENFERMIDADES.

                                                 

O corpo mental é o grande arquivo que contém toda a memória evolutiva da alma, tendo a capacidade de organizar e arquivar cada experiência, suas ações e suas conseqüências correspondentes. Nele originam-se as faculdades mais complexas da alma, desde o desenvolvimento do instinto até o atributo da razão. Estão registrados no corpo mental todas as imagens, fatos, pensamentos e emoções, na seqüência temporal da evolução individual, o que não significa dizer que corresponda à seqüência do tempo como é contado na Terra.
O corpo mental é subdividido em superior e inferior. O corpo mental superior corresponde à oitava camada corpórea, ou ao Eu Superior. Nele as imagens arquivadas de toda a evolução da alma, formam uma espécie de hipercampo com suas hiperfiguras, vinculados a um fator espaço-tempo diferente, ou a uma dimensão mais sutil e superior (8ª. Dimensão). Conserva, portanto, a consciência cronológica de todos os fatos vivenciados pelo espírito ao longo de sua existência, com seus respectivos aprendizados e conhecimentos adquiridos. Portanto, possui a capacidade não só de arquivar, como a de lembrar, argumentar e analisar todas os ocorrências. Representando a condição moral mais superior do espírito, a memória está livre para agir na forma de intuição divina, atuando na coordenação das experiências evolutivas, no que podemos denominar de “superconsciente”.
O corpo mental inferior é a quarta camada corpórea sutil do conjunto dos corpos somáticos do Homem, subseqüente ao corpo emocional, ao corpo etérico e ao corpo somático ou corpo físico. Nele estão arquivadas todas as memórias das ocorrências relacionadas ao propósito evolutivo da experiência na matéria física. Ou seja, é a proposta evolutiva em determinada experiência que irá definir quais serão as memórias necessárias ao desenvolvimento e ao progresso da alma no aprendizado material. Esta escolha é feita pelos programadores da reencarnação. Portanto sua memória é limitada pela experiência material e pela aparelhagem cerebral física, atuando somente para os aspectos que serão trabalhados no aprendizado necessário ao espírito, durante sua passagem pelo mundo físico. Assim, todo o programa para a vida material também está guardado no corpo mental inferior, no setor que denominamos “inconsciente”.
A sensibilidade do corpo mental não deve ser confundida com a sensibilidade física, uma vez que o primeiro recebe estímulo de dimensões mentais, bem mais sutis do que as recebidas do mundo material. Sua capacidade intelectiva e sua inteligência são inerentes à sua própria estrutura hiperenergética. Através das suas capacidades de discernir, pensar, avaliar, raciocinar, compreender e assimilar, manifestamos nossa essência divina, utilizando a vontade como a expressão máxima de nosso espírito no campo da individuação.
Por isso, ao enfermar, seus sintomas são bem perceptíveis, podendo ser identificados com atitudes tais como:
  1. Necessidade exagerada de se expressar e falar sobre si mesmo.
  2. Dificuldade de se auto-expressar e assumir sentimentos, pensamentos e necessidades.
  3. Incapacidade de externar opiniões, idéias, preocupações e emoções, cujos bloqueios acabam por congestionar o chacra laríngeo.
  4. Possuir raiva que provoca tristeza, e a contenção do choro.
  5. Dificuldade de se comunicar, manifestada na pronúncia incorreta das palavras, que são articuladas de forma pouco inteligível.
O adoecimento do corpo mental, quando duradouro e intenso, acaba por atingir o corpo físico, através do rebaixamento vibracional, na região do chacra laríngeo. Portanto, podem surgir doenças e problemas nos seguintes órgãos:
1.    Garganta: infecções, laringite, faringite, amidalite, gagueira, sensação de aperto e sufocação.
2.    Glândulas tireóide e paratireóide, em suas diversas manifestações enfermiças.
3.    Boca: gengivite, mau-hálito, infecções, dores localizadas, língua presa, etc.
4.    Articulação da mandíbula: dores, inflamações, dentre outros.
5.    Cordas vocais: calo, rouquidão, perda da voz, etc.
6.    Traquéia, laringe, faringe, pescoço, em enfermidades mais graves, como cistos, tumores e câncer.
7.    Vértebras cervicais.
As enfermidades mentais estão subordinadas a certos defeitos morais que ainda persistem na alma, ou cujo morbo psíquico, acumulado no perispírito durante as várias vidas em que o espírito persistiu no erro, ou continua a ser alimentado, necessita ser expurgado. Sobrecarregado o perispírito, esta energia malsã é repassada ao corpo físico, que sente imediatamente o impacto, devido á intensidade das energias adensadas no corpo mental. 

Os principais causadores das doenças mentais são:
                    1.    O egoísmo em todos os seus aspectos.
2.    A dificuldade em doar-se e nutrir-se afetivamente
3.    A dificuldade em amar indiscriminadamente, não se sentindo ligado ao Amor Universal e Humanitário.
4.    Falta de amor e de compaixão pelo próximo e pelo mundo. A pessoa é insensível a tudo, privando-se de experimentar sentimentos de fraternidade, de participar e conviver com a vida alheia.
5.    Apego excessivo, dependência emocional, autopiedade.
6.    Possessividade e ciúme obsessivo.
7.    Ressentimentos e mágoas profundas que provocam revolta e endurecimento emocional.
8.    Dificuldade de perdoar.
9.    Raiva, ódio e inveja.
10. Orgulho, que provoca o ressecamento da alma.
11 - Complexo do onipotência, manifesto nos sentimentos, muitas vezes inconscientes, de superioridade e arrogância.


A ascensão espiritual e o aperfeiçoamento da vida humana estão diretamente relacionados à elaboração de recursos mentais superiores e á maior atividade do corpo mental, que, no decorrer das várias experiências evolutivas, vão sendo produzidas pela superação das lutas diárias e sucessivas. Esse estado mental superior produzirá a desintegração das velhas crenças, ultrapassadas e consolidadas, que devem ser substituídas aos poucos por uma visão mais ampla e por uma compreensão maior da realidade, transformando-se num estado mental mais saudável e abrangente, de acordo com as necessidades requeridas pela nova etapa evolutiva humana.
Fonte
http://terapiaespiritualdecura.blogspot.com.br/2012/05/o-corpo-mental-e-suas-enfermidades.html 

Nenhum comentário: